VIII JORNADA MUNDIAL DOS POBRES
10 a 17 de novembro de 2024
“A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Eclo 21, 5)
Prezados presbíteros,
Paz!
Aproxima-se a VIII Jornada Mundial dos Pobres, uma ocasião especial para sermos Igreja que se faz próxima aos mais necessitados. Em comunhão com eles e partilhando seus sofrimentos, confiamos que “a oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Eclo 21,5), e, por isso, esperamos em sua misericórdia.
Na mensagem do Papa Francisco para o VIII Dia Mundial dos Pobres, ele lembra que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, a tal ponto que, perante o seu sofrimento, Deus se “impacienta” enquanto não lhes faz justiça. Diante d’Ele, todos somos pobres e necessitados. Somos todos mendigos, pois sem Deus não seríamos nada.
Convido-os a promoverem ações paroquiais de solidariedade, visando arrecadar recursos financeiros ou materiais, que serão destinados a instituições de nossa diocese mencionadas abaixo. Incentivem os fiéis a se engajarem ativamente nessas iniciativas, favorecendo sua participação na missão da Igreja de ser auxílio e conforto para os pobres que encontramos em nosso cotidiano.
A CNBB nos oferece diversos recursos para ampliar o alcance das atividades ao longo da semana (10 a 17 de outubro), a fim de tornar Jornada Mundial dos Pobres ainda mais significativa (conforme carta anexa).
As regiões destinarão sua arrecadação às seguintes instituições:
Região Rio Vermelho: Lar São Vicente (Goiás)
Região São Patrício: Hospital Pio X (Ceres)
Regiões Serra Dourada e Uru: Comunidade Terapêutica Paraíso (Goiás)
Nossa missão comunitária é sinal de sinodalidade e de Pastoral de Conjunto. Que possamos nos abrir à docilidade do Espírito Santo e peçamos que ele nos ilumine nesse propósito.
Goiás, 24 de outubro de 2024.
Dom Jeová Elias Ferreira
Bispo da Diocese de Goiás
CLIQUE AQUI E BAIXE O DOCUMENTO EM PDF