O Movimento de Educação de Base (MEB), organismos da CNBB, realizou neste dia 15 de outubro, no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, um encontro em comemoração ao Dia dos Educadores e Educadoras. Participaram alguns bispos que fazem parte do Conselho Deliberativo do MEB, entre eles o nosso bispo diocesano, Dom Jeová Elias. O evento proporcionou um espaço para a troca de experiências sobre educação popular nos diversos núcleos do MEB espalhados pelo Brasil.
Durante o encontro os bispos presentes tiveram a oportunidade de ouvir os relatos sobre as práticas educacionais realizadas nos Núcleos do MEB no Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, destacando o papel da educação popular na promoção da inclusão e da cidadania. Foram apresentadas ainda as pontuações do Conselho Consultivo do MEB, composto por professores e especialistas em educação, que trouxeram reflexões sobre os desafios e avanços na área.
O encontro não apenas celebrou a dedicação dos educadores, mas também reafirmou o compromisso do MEB com a formação de uma educação que valoriza a diversidade e a participação comunitária. A troca de ideias e experiências entre bispos, educadores e especialistas fortaleceu os laços entre a educação e a espiritualidade, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além do Dom Jeová, participaram também Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Campina Grande (PB), Dom Sebastião Bandeira Coêlho, bispo de Coroatá (MA), Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE), e Dom Juarez Marques Sousa da Silva, arcebispo de Teresina (PI).
Conheça o MEB
O MEB é uma entidade sem fins lucrativos e filantrópica na área da educação popular e assistência social. Busca contribuir para promoção humana integral e a superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular para jovens e adultos.
Tem em sua ação um serviço de capacitação de agentes de educação de base através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB, bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da Educação Popular.