O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) ajudou agricultores familiares indígenas do Norte de Minas Gerais a desenvolverem projetos de geração de renda, promovendo colaboração entre o coletivo de produtores e evitando o êxodo rural de jovens. O Projeto Avicultura do Povo Xakriabá foi contemplado com os recursos da Campanha da Fraternidade 2024 no eixo 3 – Projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção de emprego e renda.
Os recursos foram destinados à compra de materiais de construção e equipamentos, os quais foram aplicados na criação de aves e na produção de alimentos com a valorização de hábitos e estratégias tradicionais. Assim, foi possível promover a segurança alimentar do Povo Xakriabá e possibilitar a ampliação da produção e da venda dos produtos. Foram beneficiadas 356 pessoas diretamente, entre homens, mulheres, crianças e adolescentes, sendo as crianças o maior grupo. Indiretamente, o número de beneficiados é de mil pessoas.
O projeto foi implantado de forma comunitária e as atividades desenvolvidas no regime de mutirão, com a participação das famílias desde o processo construção dos galinheiros até a manutenção e os cuidados. As famílias têm se reunido periodicamente para discussão sobre o desenvolvimento do projeto, com temas como produção, comercialização, troca de experiência e organização do trabalho.
Além da criação de galinhas, o coletivo de agricultores têm produzido alimentos a partir dos frutos do cerrado, com a venda de alguns itens para o Programa de Alimentação Escolar, que destina a produção local para a merenda das escolas públicas, e nas feiras do município de São João das Missões (MG), onde as comunidades estão localizadas.
Fonte: CNBB Nacional