InícioNotíciasIgreja DiocesanaQual o significado da Missa do Crisma

Qual o significado da Missa do Crisma

Chamada também como ‘Missa da Unidade’, a ‘Missa do Crisma’ como é mais conhecida, é uma celebração que acontece todo ano nas vésperas do início do Tríduo Pascal (Missa da Ceia do Senhor; Celebração da Paixão do Senhor; Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor), que acontece dentro da Semana Santa, a partir da Quinta-feira Santa.

A ‘Missa do Crisma’ pode ser realizada na quinta-feira Santa pela manhã, na quarta-feira à noite e, em alguns lugares a realizam até na terça-feira à noite. Recebe o nome de ‘Missa do Crisma’ devido que nesta celebração o bispo consagra o Óleo do Crisma que, após receber a mistura do Bálsamo (perfume), é consagrado pelo bispo. Este Óleo é utilizado nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordem. Além da Consagração deste Óleo, o bispo ainda abençoa o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo da Unção dos Enfermos.

Nesta celebração, todos os sacerdotes fazem também a Renovação de suas Promessas, assumidas no dia de sua Ordenação. Esta renovação vem expressar a comunhão que deve existir entre os padres e seu bispo, junto com os diáconos e todo os fiéis leigos. Indo mais além, expressa a comunhão de toda a Igreja com o Mistério Pascal de Cristo, sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.

Diocese de Goiás celebrará essa Missa, nesta quarta-feira, 28, às 19h na Catedral Sant’Ana, na Cidade de Goiás. Todos os padres, seminaristas, religiosas e religiosos, leigas e leigos representantes das diversas paróquias da Diocese, vivenciaram juntos esse momento de comunhão de nossa Igreja Particular, com nosso bispo, Dom Eugênio Rixen.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img