Pe. Jeová Elias Ferreira, novo bispo nomeado para a Diocese de Goiás, participou na tarde do dia 30 de junho, de uma reunião com Dom Eugênio Rixen, os padres residentes na diocese e os coordenadores regionais de pastoral. O encontro, teve como objetivo um primeiro contato com a diocese após sua nomeação.
Na reunião foi apresentada a Opção Fundamental da Diocese, o Projeto de Evangelização Diocesano e a estrutura organizacional. Após a exposição da pauta, a palavra foi franqueada aos presentes que destacaram pontos importantes da caminhada diocesana e fizeram perguntas ao Pe. Jeová.
Dom Eugênio destacou que a diocese sempre teve uma preocupação com as questões sociais e que tem uma história construída por muitas mãos. Disse, também, que a diocese é marcada pelas conclusões do Vaticano II e que ao assumir o pastoreio da diocese em 1992, procurou dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, Dom Tomás Balduíno. Ao concluir sua fala, manifestou gratidão a todos, pelos anos à frente da Diocese de Goiás.
Sobre a nova missão, Pe. Jeová disse: “não foi fácil dizer ‘sim’ de imediato, pois é algo novo e traz desafios. Mas depois de um dia e meio de oração, reflexão e, por ver que a Igreja de Goiás tem uma caminhada bonita e em sintonia com o Concilio Vaticano II, que não vou caminhar sozinho, pois tem os padres e as lideranças leigas, senti-me encorajado a aceitar o chamado de Deus”.
Acrescentou ainda: “ao chegar na diocese pretendo fazer seu caminho a partir da própria caminhada da diocese, não começar a história, não vou inventar nada. Quero escutar o povo, conhecer os padres da diocese e conhecer a realidade. Não sou bispo, sou padre há muitos anos e, uma coisa é estar numa paróquia de 20mil habitantes, outra coisa é chegar numa diocese de mais de 300mil pessoas. Quero ser uma presença, um irmão mais velho no meio de vocês”, afirmou.
Encerrando a reunião, os presentes felicitaram Dom Eugenio Rixen que no último dia 26 de junho, celebrou 50 anos de Sacerdócio e, no próximo dia 03 de julho, celebra 76 anos de vida.
Sobre o novo bispo
Padre Jeová Elias Ferreira nasceu em 24 de agosto de 1961, em Sobral (CE). Estudou Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, de 1985 a 1987, sendo licenciado pela Universidade Estadual do Ceará, em 2000. Estudou Teologia no mesmo seminário, tornando-se bacharel, com reconhecimento pela Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín, em 2017.
Foi ordenado padre em 30 de novembro de 1991, na catedral metropolitana de Brasília (DF). Na Arquidiocese de Brasília, exerceu a função de pároco nas seguintes paróquias: Santíssima Trindade, Ceilândia; Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho e Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina.
O padre aprofundou seus estudos em Teologia Pastoral e foi professor de Doutrina Social da Igreja, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília, de 2004 a 2005. Também foi membro do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, vigário episcopal do Vicariato Norte. Atualmente exerce a função de vigário-geral, na Arquidiocese de Brasília (DF).