Weder de Bastos foi eleito novo coordenador da Pastoral da Aids, na diocese de Goiás, durante o encontro de capacitação de agentes multiplicadores de base, que aconteceu na cidade de Goiás, no dia 12 de dezembro e contou com a participação de 15 pessoas, de duas paróquias da diocese.
De forma abrangente, a formação abordou temas como Aids e as maneiras de transmissão do vírus HIV, adesão ao tratamento e como viver com HIV, assessorados pela coordenadora da Pastoral da Aids na Arquidiocese de Goiânia e assistente social do Grupo Aids: Apoio, vida e esperança (AAVE), Maria Suely de Souza Marinho.
Já a coordenadora regional da Pastoral da Aids, irmã Margaret Hosty, trabalhou os seguintes aspectos: missão, objetivos, atividades, ações estratégicas e presença da pastoral nas dioceses. Foram apresentados também aos participantes a Vigília pelos Mortos de Aids, que acontece sempre no terceiro domingo de maio, e o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizado no dia 1º de dezembro, além do Guia do Agente. O bispo diocesano, dom Eugênio Rixen, ouviu um pouco as discussões e planejamento feito para o ano de 2016.
Aids em Goiás
A Pastoral da Aids, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve o trabalho de diagnóstico precoce, com o objetivo de prevenir novos contágios e cuidar das pessoas soropositivas de maneira eficiente. De 1984 até os dias atuais, já foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), 13.564 casos de Aids em Goiás. Só entre junho de 2014 e junho de 2015, 1.096 casos de HIV e 868 de Aids.