No dia 30 de novembro, aconteceu no Mosteiro da Anunciação em Goiás, retiro da Pastoral do Migrante que contou com a participação de equipes da pastoral de várias cidades da Diocese.
Mercedes de Budalles conduziu o retiro e, a partir da reflexão bíblica ajudou o grupo a perceber que a Palavra de Deus nos apresenta uma proposta de ação transformadora no mundo e, de modo particular no serviço da Pastoral do Migrante aos “Pequenos”.
Questioanndo os participantes os levou a refletir a partir: Como animar e fortalecer nosso serviço junto aos migrantes e trabalhadores explorados? Destacou que no caminho do povo de Deus, no caminho de Jesus encontramos pistas para animar e fortalecer nossa ação pastoral.
Outro ponto que chamou atenção é que nos mergulhando na Bíblia encontramos palavras chaves: Vai! Escuta! Fala! Age! Ressaltando que a vocação dos profetas, discípulos e discípulas, missionários e missionárias são precedidas por um “VAI!” O compromisso passa pelos pés. Portanto, para entender o trabalho com os migrantes temos que conhecer o caminho que pisamos, o povo, sua cultura e sua história. Por isso é necessário a “ESCUTA”! Em sua fala acrescentou, ainda, que esta é a prática de Jesus: Ele observava, escutava e “AGIA”!
Mercedes, com seu jeito simples e profético, percorreu com o grupo a busca da “Moeda” perdida. Reflexão que fez o grupo se perguntar: O que está nos faltando? O que perdemos? A mulher que tinha dez moedas entra em ação e sai em busca do que tinha perdido, quando encontra, chama os vizinhos e amigos para fazer uma festa.
A alegria desta mulher espalha e contamina as pessoas, como a moça do perfume de quem fala o Evangelista Lucas. A moça não teve medo o amor pela pessoa de Jesus fez dela uma mulher livre e corajosa.
Por fim, nos indagou: Como Alimentar nossa Espiritualidade e nosso Serviço aos pequenos?
No final do retiro, irmã Geralda das Religiosas da Assunção, conduziu o grupo para a Celebração de Envio.