Nesta quinta-feira (27), o Seminário Escola do Evangelho da Diocese de Goiás, celebrou a missa de encerramento do semestre.
A missa foi presidida pelo Reitor do Seminário Pe. Mauro Francisco dos Santos que em sua homilia ressaltou a importância de testemunhar com nossa vida a nossa opção de entrega total a Cristo no serviço pelos irmãos e irmãs.
Neste dia também celebramos Dia Mundial de oração pela santificação dos sacerdotes onde o Papa Francisco disse que o sacerdote celebra carregando nos ombros o povo a ele confiado e levando seus nomes gravados em seu coração.
É uma bela imagem que retrata o padre como pastor do povo de Deus: específico do chamado sacerdotal, que confere de ser um pastor à imagem de Cristo; em particular, nas homilias das Missas Crismais, acentuou que o pastor é ungido pelo Espírito para ungir, por sua vez, a vida daqueles que lhe foram confiados, com a alegria do Evangelho e a consolação do amor de Deus. Em sua recente homilia da Missa de Crisma deste ano, comentando o Evangelho de Lucas, o Papa Francisco destacou os quatro grupos para os quais era destinada, de modo preferencial, unção do Senhor, isto é, os pobres, os prisioneiros, os cegos e os oprimidos; assim como Jesus mostrava sua proximidade e assumia a situação deles – disse o Santo Padre – assim também nós “não devemos esquecer que os nossos modelos evangélicos são este “povo”, esta multidão com estes rostos concretos, que a unção do Senhor levanta e vivifica. São aqueles que completam e tornam real a unção do Espírito em nós, que fomos ungidos para ungir.” Trata-se de uma unção que requer a oferta da própria vida, isto é – retomando as palavras do Papa – “Ungimos, distribuindo-nos a nós mesmos, distribuindo a nossa vocação e o nosso coração”. Neste sentido, com a sobriedade e a humildade de suas vidas, então – e tomo uma das intenções do Apostolado de Oração este mês – eles são chamados a comprometerem-se em uma ativa solidariedade para com os mais pobres, tornando-se assim um sinal vivo da presença de Cristo, que oferece a vida por seu povo.
Que dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, seja portanto uma ocasião de oração para que o Sagrado Coração de Jesus, fonte e refúgio de toda existência sacerdotal, acompanhe os passos dos sacerdotes de nossa diocese.