InícioNotíciasIgreja DiocesanaFraternidade e Superação da Violência

Fraternidade e Superação da Violência

Fraternidade e superação da violência foi o tema proposto à reflexão pela Igreja durante a Campanha da Fraternidade de 2018. Como resultado e gesto concreto, foi decidido que, na Diocese de Goiás, os recursos da contribuição das comunidades deveriam ser investidos para fortalecer a Pastoral da Educação, com o propósito de sensibilizar e capacitar educadores para o protagonismo de ações na prevenção/superação das violências, resolução/mediação de conflitos e no empenho coletivo na construção de ambientes educativos fundados nos valores da cultura de paz. Para a realização deste propósito, a Diocese buscou apoio na ECOPAZ, uma entidade do sul do Brasil que há anos vem promovendo e disseminando o Projeto de Alternativas à Violência (PAV), já vivenciado em Escolas, Universidades, Judiciário, Igrejas e outras Instituições que primam pela promoção humana e a cultura de paz. Foram definidos dois polos pioneiros para iniciar este processo formativo: Itapuranga e na cidade de Goiás.

O PAV se constitui como uma filosofia e prática educativa que intenciona despertar o poder transformador de cada pessoa e constituir comunidades que possam agir frente à realidade das violências e na resolução dos conflitos que eclodem nos espaços de convivência social. O processo formativo é desenvolvido sob forma de oficinas, em diferentes graus e com pequenos grupos, fundamentadas numa pedagogia que intenciona a descoberta e valorização de si e dos outros, promovendo relações saudáveis e fraternais/sororais na convivência. Num processo gradativo e sequencial de formação e de capacitação, centradas numa metodologia de reflexão sobre as emoções que geram conflitos e violências no cotidiano, as oficinas (de sensibilização, básicas, avançadas, treinamento e manutenção) são estratégias alternativas que promovem a vivência dos valores de humanização nos ambientes sociais. Com dinâmicas que promovem a efetiva participação, elas potencializam o diálogo e a comunicação, fortalecendo relações baseadas na autoestima, autorrespeito, autoconfiança, autonomia, gratuidade, cooperação, solidariedade, gratidão…  incidindo na criação de vínculos interpessoais e na formação de comunidades afetivas de vida. Desta forma, o PAV contribui, para a disseminação dos valores que promovem culturas de paz.

Em Itapuranga, a primeira oficina básica foi realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro contemplando 20 horas seguidas de atividades, com um grupo de 19 participantes, todos que atuam na área da educação, com envolvimento em pastorais, igrejas e movimentos. Em seguida, no dia 27 de fevereiro, no Centro de Pastoral da Diocese, realizou-se uma sensibilização educadores da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação de Goiás. O Evento contou com a participação de D. Eugênio Rixen, bispo da Diocese de Goiás.

Com uma avaliação extremamente positiva, os participantes solicitaram a continuidade do projeto, organizando-se novos grupos para participarem das oficinas. Assim, em Itapuranga, realizou-se nos dias 27 e 28 de abril mais uma oficina básica com 19 educadores e, na cidade de Goiás, nos dias 02 e 03 de maio a primeira oficina básica, que contou com a representação de 20 educadores indicados pela Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Goiás.

Na continuidade da implementação do projeto, nos dias 23 e 24, 26 e 27 de julho foram realizadas, em Itapuranga, duas oficinas avançadas do Projeto, contemplando a participação de 34 educadores.  Em seguida, a oficina avançada foi realizada na Cidade de Goiás nos dias 31 de julho e 01 de agosto. Prevê-se para o mês de setembro a realização da última fase das oficinas, as de treinamento de facilitadores. Desta forma, conclui-se a fase da constituição de dois núcleos de facilitadores que, passarão a contribuir para ampliar o projeto em outros espaços e instituições da comunidade local e regional. Estes núcleos se propõem a promover estudos e outras ações que aprofundem a perspectiva humanizadora da educação, buscando criar alternativas para a superação das violências e a promoção da cultura de paz.

Prof. Silvio Antônio Bedin

Coordenador do Projeto de Alternativas à Violência (PAV)

Fraternidade da Anunciação e ECOPAZ

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img