InícioNotíciasIgreja DiocesanaFernando Carlos da Costa é ordenado Diácono

Fernando Carlos da Costa é ordenado Diácono

No último sábado, 27 de abril, Fernando Carlos da Costa foi ordenado diácono pela imposição das mãos e oração consagrada de Dom Eugênio Rixen, bispo emérito da Diocese de Goiás. Concelebrou, o bispo diocesano Dom Jeová Elias. A ordenação aconteceu no Santuário do Rosário, na cidade de Goiás, com a presença de padres, diáconos, familiares do diácono, além de um número expressivo de justiça da cidade de Goiás e das paróquias da diocese.

Em sua fala, no início da celebração, Dom Jeová acolheu a todas as origens que conheceu Fernando há vários anos logo após ser ordenado sacerdote, em sua primeira paróquia. A procissão de entrada foi composta pelos ministros da celebração e pelos membros das CEB’s, comunidades de base que o diácono participa semanalmente.

Dom Eugênio, por sua vez, destacou na homilia a caminhada de fé do Fernando, desde sua entrada no mosteiro da anunciação, em Goiás, e depois como chanceler da Cúria Diocesana. “A experiência monástica do candidato foi muito importante na sua formação e espiritualidade”, afirmou o bispo. Dom Eugênio relevante ainda a presença da Comunidade Pe. Pedro. Trata-se de uma comunidade de base da qual Fernando faz parte e que é muito importante, conforme o bispo, na caminhada da Igreja.

Recorrendo ao evangelho do dia (Jo 15,1-8), Dom Eugênio disse o quão importante é permanecermos ligados a Cristo, assim como os ramos estão ligados à videira. “Precisamos ser pessoas de oração, alimentando assim a espiritualidade para a missão”. Após os ritos canônicos para ordenação diaconal, o neodiácono serviu no altar e auxiliou na distribuição da comunhão.

Agradecimentos

Ao fim da celebração, o Diácono Fernando agradeceu aos dois bispos presentes pela acolhida de seu pedido e pela confiança depositada nele. Além disso, fez memória dos frades dominicanos que fazem parte da história daquele Santuário e dos 140 anos de presença na cidade de Goiás: Frei Marcos Lacerda, OP, que está sepultado-plantado na igreja ao lado do túmulo de Dom Cândido Penso, OP; Dom Tomás Balduino, cuja memória será celebrada pelos 10 anos de sua páscoa no próximo dia 02 de maio, bem como de seu importante legado na defesa dos direitos humanos e na defesa dos excluídos. O diácono lembrou ainda da presença das dominicanas e de Frei Domingos, grande compositor e cantor na caminhada da Diocese de Goiás. Agradeceu ainda aos indígenas xavante que participaram da procissão das ofertas, e da Comunidade Fé e Luz, grupo que acolhe pessoas com deficiência. A alegria e confraternização desta noite continuou com um jantar saboroso preparado pela Paróquia Santa Rita de Cássia, também presente na cidade de Goiás.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img