InícioNotíciasIgreja DiocesanaÉ realizada última Coordenação Diocesana de Pastoral de 2015

É realizada última Coordenação Diocesana de Pastoral de 2015

Nos dias, (21 e 22) de novembro, acon­te­ceu a última Coordenação Di­o­ce­sana de Pas­to­ral em 2015, coordenada pela Assessoria Diocesana com a presença de Dom Eugênio Rixen, padres, religiosas e lideranças leigas de todas as paróquias da Diocese. O en­con­tro iniciou-se no sábado às 8horas da manhã, no Centro Di­o­ce­sano de Pastoral, na Cidade de Goiás e encerrou no domingo com almoço.

Após o café, no auditório aconteceu um momento de oração que fez a memória de Zumbi dos Palmares. Em seguida, Pe. Celso, Coordenador Diocesano de Pastoral, aco­lheu os presentes e pediu que cada um se apresentasse. Dom Eugênio, deu boas-vindas a todos e apresentou o objetivo da Coordenação Diocesana. Ainda, no uso da palavra, Dom Eugênio lembrou:  “este é um momento oportuno e de comunhão de toda a diocese. Não só para os agentes de pastorais, mas tam­bém para to­dos os lei­gos, re­for­çando o en­ten­di­mento de que pelo Ba­tismo so­mos to­dos mis­si­o­ná­rios”.

Dando continuidade aos trabalhos observou- se duas grandes questões que o Plano Diocesano de Pastoral 2012-2016, nos propõe, sendo a primeira “de onde partimos?”,  e a segunda, “onde estamos?”.

Num primeiro momento foi feita a memória da travessia nos últimos quatro anos, considerando que em 2016 iniciaremos o processo de preparação da 20ª Assembleia Diocesana e a elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral.

A dinâmica do encontro proporcionou a interação dos participantes que também puderam expressar seus sentimentos, sobretudo de como cada um se sente na caminhada da diocese. Proporcionou também, avaliar as instâncias de decisão diocesana: se as mesmas conseguem responder as exigências da atualidade.

Plano de Formação

Outro assunto importante da coordenação diocesana foi a apresentação do Pré-projeto de Formação. Edivanio, membro da Assessoria Diocesana, Coordenador da Região Pastoral São Patrício e da Dimensão Sócio transformadora, apresentou a proposta elaborada pela equipe que ao longo de 2015 realizou um trabalho com lideranças leigas das quatro regiões pastorais da diocese.

A reflexão sobre a necessidade de um plano de formação diocesana surgiu durante o processo de preparação da assembleia diocesana, pois, nas avaliações se percebia um excesso de formação, mas muitas vezes, sem conexão com a Opção Fundamental da Diocese.

Chamou atenção do grupo que participou da elaboração do Pré-projeto de formação, o trabalho voltado a formação em toda a Diocese de Goiás ao longo do ano de 2014. Constatou- se, conforme mostra o gráfico abaixo que das quatro dimensões assumidas na 19ª Assembleia Diocesana (Formação e espiritualidade, Vida Comunitária, Animação missionária e Transformação social), recebeu maior atenção a dimensão Formação e espiritualidade.

Outra questão que chamou atenção do grupo que participou do processo de elaboração do Pré-projeto de Formação e que tomou por base a formação oferecida em toda diocese no ano de 2014. É que das quatro dimensões assumidas na 19ª Assembleia Diocesana, (forção e espiritualidade, vida comunitária, animação missionaria e transformação social) toda a formação oferecida centrou forças na primeira dimensão: formação e espiritualidade.

Objetiva- se que o plano de formação seja realizado nas Regiões Pastorais. Como encaminhamento ficou que os agentes de pastorais e as lideranças leigas promovam um estudo sobre o pré-projeto nas paróquias e nas regiões e apresentem sugestões para a equipe até a primeira quinzena de março de 2016. Está previsto que na primeira coordenação diocesana de 2016 seja aprovado o projeto final.

Memória dos 30 Anos de Nativo da Natividade

No domingo, 22 de novembro, durante a Celebração Eucarística foram lembrados os 30 anos do martírio de Nativo da Natividade de Carmo do Rio Verde. Além dos membros da coordenação diocesana estiveram presentes, Fabio pela CPT Estadual,  a esposa do Nativo, um irmão e uma sobrinha e, a atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Carmo do Rio Verde. No final da celebração e por meio de uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Goiás, foi apresentado o selo comemorativo aos trinta anos do Martírio de Nativo Natividade conseguido junto a Empresa  Brasileira de Correios e Telégrafos. O mesmo foi colocado em quadro e doado para cada paróquia da diocese, CPT Estadual, aos familiares e ao sindicato de Carmo do Rio Verde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img