Nos dias, (21 e 22) de novembro, aconteceu a última Coordenação Diocesana de Pastoral em 2015, coordenada pela Assessoria Diocesana com a presença de Dom Eugênio Rixen, padres, religiosas e lideranças leigas de todas as paróquias da Diocese. O encontro iniciou-se no sábado às 8horas da manhã, no Centro Diocesano de Pastoral, na Cidade de Goiás e encerrou no domingo com almoço.
Após o café, no auditório aconteceu um momento de oração que fez a memória de Zumbi dos Palmares. Em seguida, Pe. Celso, Coordenador Diocesano de Pastoral, acolheu os presentes e pediu que cada um se apresentasse. Dom Eugênio, deu boas-vindas a todos e apresentou o objetivo da Coordenação Diocesana. Ainda, no uso da palavra, Dom Eugênio lembrou: “este é um momento oportuno e de comunhão de toda a diocese. Não só para os agentes de pastorais, mas também para todos os leigos, reforçando o entendimento de que pelo Batismo somos todos missionários”.
Dando continuidade aos trabalhos observou- se duas grandes questões que o Plano Diocesano de Pastoral 2012-2016, nos propõe, sendo a primeira “de onde partimos?”, e a segunda, “onde estamos?”.
Num primeiro momento foi feita a memória da travessia nos últimos quatro anos, considerando que em 2016 iniciaremos o processo de preparação da 20ª Assembleia Diocesana e a elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral.
A dinâmica do encontro proporcionou a interação dos participantes que também puderam expressar seus sentimentos, sobretudo de como cada um se sente na caminhada da diocese. Proporcionou também, avaliar as instâncias de decisão diocesana: se as mesmas conseguem responder as exigências da atualidade.
Plano de Formação
Outro assunto importante da coordenação diocesana foi a apresentação do Pré-projeto de Formação. Edivanio, membro da Assessoria Diocesana, Coordenador da Região Pastoral São Patrício e da Dimensão Sócio transformadora, apresentou a proposta elaborada pela equipe que ao longo de 2015 realizou um trabalho com lideranças leigas das quatro regiões pastorais da diocese.
A reflexão sobre a necessidade de um plano de formação diocesana surgiu durante o processo de preparação da assembleia diocesana, pois, nas avaliações se percebia um excesso de formação, mas muitas vezes, sem conexão com a Opção Fundamental da Diocese.
Chamou atenção do grupo que participou da elaboração do Pré-projeto de formação, o trabalho voltado a formação em toda a Diocese de Goiás ao longo do ano de 2014. Constatou- se, conforme mostra o gráfico abaixo que das quatro dimensões assumidas na 19ª Assembleia Diocesana (Formação e espiritualidade, Vida Comunitária, Animação missionária e Transformação social), recebeu maior atenção a dimensão Formação e espiritualidade.
Outra questão que chamou atenção do grupo que participou do processo de elaboração do Pré-projeto de Formação e que tomou por base a formação oferecida em toda diocese no ano de 2014. É que das quatro dimensões assumidas na 19ª Assembleia Diocesana, (forção e espiritualidade, vida comunitária, animação missionaria e transformação social) toda a formação oferecida centrou forças na primeira dimensão: formação e espiritualidade.
Objetiva- se que o plano de formação seja realizado nas Regiões Pastorais. Como encaminhamento ficou que os agentes de pastorais e as lideranças leigas promovam um estudo sobre o pré-projeto nas paróquias e nas regiões e apresentem sugestões para a equipe até a primeira quinzena de março de 2016. Está previsto que na primeira coordenação diocesana de 2016 seja aprovado o projeto final.
Memória dos 30 Anos de Nativo da Natividade
No domingo, 22 de novembro, durante a Celebração Eucarística foram lembrados os 30 anos do martírio de Nativo da Natividade de Carmo do Rio Verde. Além dos membros da coordenação diocesana estiveram presentes, Fabio pela CPT Estadual, a esposa do Nativo, um irmão e uma sobrinha e, a atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Carmo do Rio Verde. No final da celebração e por meio de uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Goiás, foi apresentado o selo comemorativo aos trinta anos do Martírio de Nativo Natividade conseguido junto a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O mesmo foi colocado em quadro e doado para cada paróquia da diocese, CPT Estadual, aos familiares e ao sindicato de Carmo do Rio Verde.