InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom Jeová participa de Curso para bispos referenciais das Pastorais Sociais, em...

Dom Jeová participa de Curso para bispos referenciais das Pastorais Sociais, em Brasília

Acontece desde ontem, dia 5 e termina amanhã, sexta-feira, 7 de junho, o Curso dos Bispos referencias das Pastorais Sociais. O evento acontece na Casa Dom Luciano, em Brasília, e reúne 15 bispos dos vários regionais da CNBB de todo o país. Dom Jeová Elias, nosso bispo diocesano e responsável pela Comissão Sociotransformadora do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal) participa do encontro e representa o regional.

O curso conta com vários assessores que apresentam e refletem junto com os bispos temas sociais relacionados à ecologia integral. Ontem, Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e a Mineração da CNBB, abordou o tema Ecologia Integral a partir de referências da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum.

Dom Vicente destacou pontos da situação atual da “casa comum”. Conforme apontou, vivemos uma grave crise socioambiental; aquecimento global e mudanças climáticas; o problema da falta de água; perda da biodiversidade; degradação social; fragilidade de iniciativas para combater tais problemas. O bispo também refletiu que se torna um agravante diante dessa lista negativa, a ganância, isto é, muitos recursos nas mãos de poucos. “É um paradigma que está cada vez mais forte”, disse. Citando a Laudato Si’, o bispo comentou que isso afeta toda a sociedade e os mais vulneráveis “os próprios pobres, confundidos e encantados perante as promessas de tantos falsos profetas, caem no engano dum mundo que não é construído para eles” (LD 31).

A conversão ecológica, disse Dom Vicente, é o oposto da ganância e o caminho para curar as feridas da terra e dos pobres. “Diante da ganância, que é um pecado estrutural de um paradigma tecnocrático (Laudate Deum) é necessário buscar caminhos de conversão. É o corpo cósmico de Cristo que sofre com as feridas da terra e dos pobres.”

Nesta quinta-feira, 6 de junho, pela manhã, o Pe. Francisco Aquino Júnior fez exposição sobre o ensino social da Igreja destacando a importância da opção fundamental pelos pobres. Ele fez uma síntese sobre as encíclicas sociais e todo o ensino social da Igreja desde o Papa Leão XIII com a Carta Encíclica Rerum Novarum – sobre a condição dos operários até a Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social, do Papa Francisco. “Ele fez uma boa síntese contextualizando e mostrando o valor e importância da evangelização e do ensino social da Igreja”, disse Dom Jeová.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img