Acontece desde ontem, dia 5 e termina amanhã, sexta-feira, 7 de junho, o Curso dos Bispos referencias das Pastorais Sociais. O evento acontece na Casa Dom Luciano, em Brasília, e reúne 15 bispos dos vários regionais da CNBB de todo o país. Dom Jeová Elias, nosso bispo diocesano e responsável pela Comissão Sociotransformadora do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal) participa do encontro e representa o regional.
O curso conta com vários assessores que apresentam e refletem junto com os bispos temas sociais relacionados à ecologia integral. Ontem, Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e a Mineração da CNBB, abordou o tema Ecologia Integral a partir de referências da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum.
Dom Vicente destacou pontos da situação atual da “casa comum”. Conforme apontou, vivemos uma grave crise socioambiental; aquecimento global e mudanças climáticas; o problema da falta de água; perda da biodiversidade; degradação social; fragilidade de iniciativas para combater tais problemas. O bispo também refletiu que se torna um agravante diante dessa lista negativa, a ganância, isto é, muitos recursos nas mãos de poucos. “É um paradigma que está cada vez mais forte”, disse. Citando a Laudato Si’, o bispo comentou que isso afeta toda a sociedade e os mais vulneráveis “os próprios pobres, confundidos e encantados perante as promessas de tantos falsos profetas, caem no engano dum mundo que não é construído para eles” (LD 31).
A conversão ecológica, disse Dom Vicente, é o oposto da ganância e o caminho para curar as feridas da terra e dos pobres. “Diante da ganância, que é um pecado estrutural de um paradigma tecnocrático (Laudate Deum) é necessário buscar caminhos de conversão. É o corpo cósmico de Cristo que sofre com as feridas da terra e dos pobres.”
Nesta quinta-feira, 6 de junho, pela manhã, o Pe. Francisco Aquino Júnior fez exposição sobre o ensino social da Igreja destacando a importância da opção fundamental pelos pobres. Ele fez uma síntese sobre as encíclicas sociais e todo o ensino social da Igreja desde o Papa Leão XIII com a Carta Encíclica Rerum Novarum – sobre a condição dos operários até a Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social, do Papa Francisco. “Ele fez uma boa síntese contextualizando e mostrando o valor e importância da evangelização e do ensino social da Igreja”, disse Dom Jeová.