InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom Jeová Elias ordena diácono permanente para o serviço da Diocese de...

Dom Jeová Elias ordena diácono permanente para o serviço da Diocese de Goiás

Foi ordenado diácono permanente, neste domingo, 11 de agosto, sob a imposição das mãos do nosso bispo diocesano, Dom Jeová Elias, o senhor Divino João da Silva. A celebração aconteceu na igreja matriz da Imaculada Conceição, em Ceres (GO) e contou com a presença de toda a comunidade, alguns padres, inclusive o pároco, Pe. Severino José da Silva, diáconos e seminaristas, familiares e amigos do ordenando.

O novo diácono, conforme apresentado antes de celebração, nasceu em 5 de outubro de 1958, no município de Itapaci (GO), é casado com Vilma Braquiel da Silva e pais de dois filhos: Vinícius Braquiel da Silva e Leda Cristina Braquiel da Silva. Divino tem uma biografia dedicada ao serviço aos pobres e já atuou como catequista; integrou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Ceres (GO); tem formação missionária; atuou como missionário em Pernambuco; ajudou a fundar comunidades em Luziânia (GO) e ajudou no treinamento de vivência cristã naquela cidade. A convite de Dom Tomás Balduíno, mudou-se em 1996 para o assentamento São Carlos, no município de Goiás, onde realizou o trabalho missionário até 1997, além de integrar a equipe diocesana da Comissão Pastoral da Terra (CPT); no ano de 2000 foi assentado no Assentamento Santana, no município de Araguapaz (GO) onde residiu até 2017 e, durante esse período, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Cooperativa dos Agricultores Familiares, além de contribuir ativamente na Capela Santana. Atualmente participa da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Ceres, e faz parte do Conselho Paroquial e da Equipe das Comunidades Eclesiais de Base paroquial; de 2018 a 2021 concluiu o Curso de Bacharel em Teologia na Faculdade Claretiana e hoje a Igreja de Goiás o acolhe para mais esse passo em sua vida que é o diaconado permanente.

Dom Jeová, em sua pregação, falou do exemplo de São Lourenço, o santo celebrado no dia 11, Padroeiro dos Diáconos Permanentes, destacando suas virtudes e o amor que nutriu pela caridade. “São Lourenço morreu queimado porque provocou a ira do Imperador Valeriano ao mostrar a ele os tesouros da Igreja que são os pobres e hoje o Divino recebe o sacramento da ordem no grau do diaconado para que possa ter São Lourenço como modelo de vida cristã”, disse o bispo. Ele ainda explicou que o diácono não é um padre rebaixado ou limitado, mas um apóstolo do serviço com atribuições próprias em seu ministério tendo como centro o zelo e o cuidado com as pessoas mais sofridas. “O serviço diaconal nasceu porque os apóstolos tinham muitas atribuições e não podiam atender a todos, e foi assim que surgiu o bonito serviço diaconal que tem a tríplice missão da caridade que é a mais importante, da oração e da liturgia”.

Após a ordenação, várias pessoas homenagearam o novo diácono destacando a sua dedicação durante toda a vida ao serviço da caridade. O diácono Divino, por sua vez, disse que a exemplo de São Lourenço, ele irá “anunciar o evangelho de Jesus Cristo, servir os pobres e explorados, os que vivem às margens da sociedade e denunciar as injustiças”. O diácono Divino João agradeceu ao bispo diocesano, Dom Jeová, e a Dom Eugênio Rixen, bispo emérito, pelo acolhimento, aos padres, aos diáconos, e a todos aqueles, inclusive sua família, que o ajudaram nesta nova missão.

A Diocese de Goiás conta agora com nove diáconos permanentes. Deus seja louvado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img