InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom Jeová é acolhido pela Igreja particular de Goiás

Dom Jeová é acolhido pela Igreja particular de Goiás

Para a Diocese de Goiás, o dia 13 de setembro de 2020, ficará marcado na memória de muitos e na história. Neste dia, esta Igreja Particular acolheu seu novo Bispo Diocesano, Dom Jeová Elias Ferreira, durante a cerimônia realizada na Catedral de Sant’Ana, em Goiás/GO. A cerimônia ficou marcada pela beleza, espiritualidade e simplicidade do ato litúrgico.

Nos minutos finais da celebração, foram dirigidas diversas mensagens ao novo Bispo. Ir. Ana Francisca López, da Congregação das Irmas de São José de Tarbes,  manifestou sua acolhida e boas-vindas em nome de todos os religiosos e religiosas da Diocese. Edivanio Antonio, Coordenador Pastoral da Região São Patrício, representou com sua mensagem todos os leigos e leigas. O Pe. Daniel Bertuzzi, dirigiu palavras de acolhida ao bispo em nome de todo o Clero Diocesano. Também deram as boas vindas a prefeita de Goiás, Selma Bastos, o Governador do Estado, Ronaldo Caiado, Pe. Luiz,  da Prelazia de São Felix de Araguaia, Dom Valdemar Passini Dalbelo (Luziânia – GO), Presidente do Regional Centro-Oeste CNBB; Aguinel Fonseca da CPT Diocesana e por fim Dom Eugênio Rixen, bispo emérito de Goiás.

Leia a integra das mensagens aqui.


Bom dia irmãos e irmãs

A Equipe Litúrgica que preparou a celebração de acolhida de D. Jeová Elias pediu-me para dizer uma palavra de acolhida ao nosso irmão Bispo.

Perguntei: Porque eu?        Resposta: Porque você é o padre mais idoso na Diocese

No dia 22/08/2020, o Frei Mingas foi convidado por Deus a participar da plenitude da vida como o ressuscitado no Senhor. Frei Mingas me passou a Bengala da Velhice.

Recordação: Na missa de acolhida de D. Eugênio no dia 07/02/1999 na porta da Catedral estavam o Bispo emérito de Goiás D. Tomás e o padre mais idoso, Frei Marcos. Portanto, não estamos fugindo da tradição.

Estimado Dom Jeová Elias, sua escolha, sua nomeação, sua ordenação e suas palavras iniciais nos encheram de júbilo e esperança.

Júbilo pela sua origem simples e pobre, um migrante nordestino na capital de Brasília em busca de melhores condições de vida.

Esperança de que haverá continuidade na caminhada e na opção fundamental de nossa Igreja particular de Goiás.

Uma Igreja marcada por uma longa história de defesa da saúde (casas de recuperação de dependentes químicos). Defesa da vida dos homens e mulheres do campo e da cidade; que defende a vida dos pequenos e fracos: dos sem-terra, sem casa, sem trabalho; dos acampados e assentados. Igreja que incentiva a agricultura familiar.

Uma Igreja que defende a vida de crianças, mulheres, idosos, índios e todas as raças.

Uma Igreja discípula/missionária (Santas Missões Populares); Uma Igreja do povo de Deus com protagonismo dos leigos (as). Uma Igreja de mártires na luta pela terra e Direitos Humanos (Nativo da Natividade e o Mártir vivo Pe. Chicão). Uma Igreja que prioriza as pequenas comunidades Eclesiais de base.

Uma Igreja sinodal que se reúne em assembléia para definir, aprovar a opção fundamental e as urgências que nortearão a caminhada Diocesana.

Uma Igreja de batizados (ungidos para servir). Uma Igreja que valoriza a Palavra de Deus, a formação Bíblico/catequética (Exemplo: Curso de Pós-graduação).

Uma Igreja que luta em defesa da terra e da água (meio-ambiente) através de uma produção agrícola agroecológica.

Juntamente com outros cristãos leigos (as); religiosos (as), seminaristas, diáconos, presbíteros, me sinto parte desta Igreja particular. Somos pessoas que ainda acreditamos numa Diocese da caminhada e da transformação social.

Seja bem-vindo irmão Jeová Elias. Venha ser mais um a caminhar conosco e a nos orientar como discípulos (as) do Caminho. Confirma-nos na fé. “Eu rogarei por ti, para que tua fé não falhe. E Tu, uma vez convertido, fortalece teus irmãos” Diz Jesus a Pedro (Lc 22, 33).

Seja bem-vindo em nosso meio aquele que chega escolhido e enviado por Deus, na força do Santo Espírito e na proteção de Santa‘Ana. Amém.

Pe. Daniel Bertuzzi


Goiás, 13 de setembro de 2020

Bom dia!

Eu sou Ir. Pacha e represento a Vida Religiosa da diocese de Goiás.

Dom Eugênio, o senhor, como vários de nós, chegamos a esta terra tendo aprendido, quando crianças a falar outra língua. No entanto, estamos e vivemos aqui, chamados e chamadas por Deus para falar a única língua que nos irmana…

Deus fecunda tudo que o senhor tem doado de si, nestes 21 anos como nosso pastor.

A seu tempo, esta terra dará seus frutos.

Muito, mas muito obrigada!

Dom Jeová Elias, seja Bem-vindo!

Nós religiosas e religiosos inseridas/os na caminhada da diocese, identificadas/os com sua opção fundamental junto de várias comunidades da periferia, assumimos continuar nosso compromisso eclesial nesta diocese em comunhão com o senhor como pastor ao serviço do Reino.

Ficamos contentes por você ter sido escolhido, por saber que você vive o modelo de Igreja que o Papa Francisco está propondo para toda a Igreja universal: o modelo de uma Igreja em saída.

Ficamos felizes sabendo que as propostas do Papa Francisco, de Igrejas particulares que tenham seu rosto próprio e seu modo de ser inculturado, como ele expressou seu sonho na exortação QUERIDA AMAZÔNIA, é também o seu sonho, Dom Jeová Elias.

E sabemos que o Sr. vem para cá querendo construir conosco uma Igreja verdadeiramente sinodal.

Como fazer isso, nem sempre é claro para todos e todas nós.

O núcleo da Vida Consagrada da nossa diocese pede que o senhor nos ajude a viver a sinodalidade como caminho de espiritualidade na linha do discipulado de Jesus, e discipulado de iguais, padres, religiosas/os, leigos/as, homens e mulheres. Assim a nossa Igreja de Goiás poderá ser de fato coerente com aquilo que pedimos à sociedade e a nossos governantes: um ensaio de um mundo novo de fraternidade, paz, justiça eco-social e comunhão no Espírito de Deus presente no universo e em cada um e cada uma de nós.

Seja Bem vindo Dom Jeová e conte conosco!

Ir. Ana Francisca López (Ir. Pacha)


Caríssimo dom Jeová,

A opção fundamental da nossa Igreja particular de Goiás inicia assim:

[…] Obedientes ao Evangelho, nós, Igreja de Goiás, Povo de Deus, vivendo o Reino de Deus, optamos por ser uma grande rede de comunidades eclesiais de base, que una fé e vida.

Dom Jeová, motivado por esse trecho da Opção Fundamental, quero em nome de todos os leigos e leigas que atuam nas comunidades, pastorais, movimentos e serviços, externar nossa gratidão ao senhor pelo sim dado ao evangelho. Por atender ao chamado e conduzir nossa igreja de Goiás, pois, como o senhor já externou em outras ocasiões, esse chamado o deixou inquieto, mas o jeito de ser e a opção da Diocese o encorajaram em seu sim.

O povo de Deus, da igreja de Goiás tem uma riqueza imensa, pois é formada por uma diversidade de dons e carismas, seja pela religiosidade popular, seja pelo zelo e cuidado com os sacramentos e rituais ou seja,  pelos que acreditam que a fé leva ao compromisso com a vida, sobretudo, com aqueles que não têm voz e vez.

Nossa igreja de Goiás, dom Jeová, é marcada por forte presença de leigos e leigas nos diversos espaços eclesiais, social e político que buscam unir fé e vida sendo sal da terra e luz do mundo, como recomendou Jesus. Queremos  juntos com o senhor continuar essa caminhada.

Ao testemunhar o seu sim, recordamos Dom Pedro Casaldáliga que me disse certa feita: “Fique firme na caminhada! Não esqueça os pobres! Não perca a esperança!

Recordo ainda o evangelho de João que diz: “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês”. Jo15,16 […] Deus o escolheu para essa missão, iluminando, guiando, abençoando e o inspirando como pastor, para nossa Igreja.

Aproveito o momento para manifestar nossa gratidão a dom Eugênio que durante 21 anos conduziu nossa Diocese atento a participação dos leigos e leigas, a colegialidade, sinodalidade e ao cuidado com as questões sociais.

Dom Jeová, termino dizendo: “Bendito aquele que vem em nome do senhor” Lc 13,31. Seja bem-vindo!

Edivanio Antonio da Silva

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img