“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo, 10, 11).
Cumprindo o roteiro da Visita Pastoral às Paróquias da Diocese de Goiás, D. Eugênio Rixen esteve em Itapuranga, entre os dias 22 e 26 de março de 2017. D. Eugênio viveu momentos e experiências com o nosso povo que luta para se consolidar como comunidade de vida, na qual o pastor dá sua vida para manter suas ovelhas apascentadas.
A visita pastoral iniciou-se no dia 22 de março na Comunidade Terapêutica Bom Pastor, instituição mantida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e voltada para o processo de recuperação de pessoas com dependência química que após longo período podem voltar ao convívio em sociedade.
Iniciar sua visita pastoral com os irmãos que estão em um processo de recuperação de dependência, demonstra a missão de um pastor, ir ao encontro dos mais necessitados que anseiam por ajuda. Muitos ensinamentos foram aprendidos na Comunidade Bom Pastor, dentre eles, a dimensão sócio transformadora da comunidade católica de Itapuranga, sob a orientação do pároco, o envolvimento dos diáconos e principalmente da comunidade local.
Durante os dias de visita pastoral em Itapuranga, nosso bispo, teve a oportunidade de conhecer, ouvir e dialogar com as comunidades, pastorais, serviços e movimentos e perceber de que forma cada um desses organismos contribui para a conversão pessoal e comunitária que nos interpela o Deus da Vida. Essa atitude nos mostra o papel do bom pastor que é o de escutar o povo.
A visita foi marcada também, por momentos orantes e celebrativos. Outras atividades contempladas foram visita aos enfermos e aos encarcerados que cumprem pena em regime fechado. Ainda como parte de sua agenda e com o objetivo de inteirar-se das políticas públicas destinadas a população de Itapuranga, reuniu-se com o prefeito municipal, auxiliares e vereadores.
Durante a Assembleia Paroquial, Dom Eugênio ressaltou o relevante trabalho que a comunidade realiza, reafirmando a missão da Diocese de Goiás em sua Opção Fundamental pelos pobres e oprimidos. Destacou ainda, a necessidade de intensificar o trabalho em comunidade e, como nos motiva o Documento 100 da CNBB, ser comunidade de comunidades, pois, é nas pequenas comunidades que o povo se reúne para celebrar a vida, olhar a realidade na perspectiva do método ver, julgar e agir e, assim, construir uma nova sociedade pautada na ética, na justiça e na inclusão.
A Vista Pastoral encerrou-se no domingo, dia 26 de março, com a Celebração Eucarística, às 19h30, na Igreja Cristo Redentor com grande presença de fieis da comunidade.
A presença de Dom Eugênio Rixen em nossa paróquia nesses dias de Visita Pastoral, contribuiu para fortalecer os trabalhos e as atividades que estão sendo realizadas diariamente, reforçando o compromisso de sermos uma Igreja em Saída, uma Igreja Missionária.