Criada em 1745, trata-se da diocese mais antiga de toda a região Centro-Oeste do Brasil. Uma Igreja muito comprometida com as realidades sociais, na defesa dos mais pobres, ressalta o bispo diocesano de Goiás, Dom Eugène Rixen.
Raimundo de Lima – Cidade do Vaticano
Amigo ouvinte, o quadro “O Brasil na Missão Continental” traz hoje a participação do bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugène Lambert Adrian Rixen. Natural de La Calamine, Diocese de Liège, na Bélgica, nosso convidado está no Brasil há 28 anos e desde 1999 encontra-se à frente desta Igreja particular do noroeste goiano.
Na edição de hoje Dom Eugène Rixen nos apresenta a realidade desta circunscrição eclesiástica da qual é o bispo diocesano há 19 anos. Criada em 1745, trata-se da diocese mais antiga de toda a região Centro-Oeste do Brasil, cuja cidade sede da diocese, Goiás, também conhecida como Goiás Velho, foi capital do estado até 1937.
Com mais de 20 mil quilômetros quadrados, 24 paróquias, uns 30 padres e cerca de 250 mil habitantes, a diocese traz muitas tradições e devoções populares, com novenas bastante fortes e procissões muito participadas, “uma herança da evangelização que os portugueses fizeram na região”, ressalta nosso convidado, destacando tratar-se de uma Igreja muito comprometida com as realidades sociais, na defesa dos mais pobres. Vamos ouvir (ouça na íntegra clicando acima).