A comunidade católica de todo mundo celebrará, de 08 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016 o “Ano Santo da Misericórdia”. Em unidade com a comemoração de 50 anos do Concilio Vaticano II, o Ano da Misericórdia vem reviver em nós que temos como exemplo o Cristo Ressuscitado, uma prática real e necessária.
O Papa Francisco fará a abertura do “Jubileu Extraordinário da Misericórdia” dia 8 de dezembro de 2015 para toda a Igreja. Posteriormente, as dioceses do mundo serão convidadas a também abrir “as portas das suas igrejas particulares”.
Para viver e obter a indulgência, os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão.
Como ato simbólico, no dia 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Papa Francisco, abrirá as portas da basílica de São Pedro no Vaticano, simbolizando um caminho de amor rumo a um Deus misericordioso.
Abertura diocesana
A Diocese de Goiás atendendo ao chamado do Santo Padre busca viver intensamente o Ano da Misericórdia, que coincide com a programação do seu Jubileu da Diocese, em comemoração aos 270 anos de história da Igreja Particular de Goiás.
Como ato oficial Dom Eugênio Rixen, bispo diocesano, oficializará a abertura do Ano da Misericórdia no dia 13 de Dezembro, às 9horas da manhã, com a cerimônia de abertura da porta da Catedral de Sant’Ana na Cidade de Goiás.