Dom Eugênio Rixen, bispo emérito de Goiás (GO), juntamente com Pe. Geraldo, Pe. Wellington, Pe. Augusto, Daniel Carvalho e Fernando, estão na Prelazia de São Felix do Araguaia, representando a Diocese de Goiás nas cerimônias do velório de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), falecido no último sábado, 8 de agosto.
Dom Pedro, foi contemporâneo de outros líderes da igreja católica, como Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Tomás Balduíno. Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Tinha uma relação muito próxima com Dom Tomás Balduíno e com a Diocese de Goiás, a qual chamava de irmã mais velha. Dom Pedro é conhecido pelos trabalhos pastorais ligados aos direitos humanos, causa indígena e contra a violência nos conflitos do campo, chegando, inclusive, a ser ameaçado de morte em 2012, após embate judicial contra latifundiários, ocasião em que trabalhou ao lado dos direitos dos índios xavantes.
Em Ceres, onde a diocese administra o Hospital São Pio X, por várias vezes Dom Pedro esteve para tratamento médico, pois tinha uma relação muito próxima e de confiança com Dr. Antonio Araújo, seu médico de longos anos. Em sua última internação no hospital, em agosto de 2015, dirigiu-se ao então diretor da instituição, deixando a seguinte mensagem: “Fique firme na caminhada! Não esqueça os pobres! Não perca a esperança!” Que essas palavras nos façam firmes na caminhada e do lado dos pobres.
A despedida de dom Pedro em três cidades
A despedida de dom Pedro será realizada em três momentos especiais. Em Batatais, o corpo de dom Pedro foi velado no dia 08/08, sábado, a partir das 15h, na capela do Claretiano, no Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos. A missa de exéquias foi celebrada no domingo (9), às 15h, no mesmo local e aberta ao público em geral, além de ter sido transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.
A partir de segunda-feira (10), o corpo de dom Pedro foi velado no Santuário dos Mártires, sem previsão de horário de chegada do corpo, abaixo fotos da missa no Santuario dos Mártires, nesta manhã, 11/08, presidida por Dom Adriano Ciocca, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, concelebrada por Dom Eugênio Rixen, bispo emérito da diocese de Goiás, e Dom Nery, bispo de Juína MT e Presidente do Regional da CNBB do Oeste2 . Após a missa, o corpo de dom Pedro foi tranladado para a cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde ocorrerá no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será no dia 12/08, após a missa às 8h da manhã no cemiterio dos Karajáss na beira do rio Araguaia.