Hoje, 3 de julho, a Diocese de Goiás celebra o Aniversário Natalício do Bispo, Dom Eugênio Rixen. Para comemorar a data, foi realizada Missa em Ação de Graças no Centro Diocesano de Pastoral, na Cidade de Goiás. A celebração contou a participação de agentes de pastorais, religiosas, leigos e leigas de toda a diocese. No final da missa foi prestado homenagem a Dom Eugênio destacando que celebrar o dom da vida do nosso Bispo Diocesano é render Ação de Graças a Deus por todos os benefícios que através da vida de um homem, do sim de um coração e da entrega de sua vida ao reino, todos nós como seus filhos e filhas recebemos a paternidade, o pastoreio e, principalmente, a solicitude para com todos os momentos. Todos os momentos nas paróquias, nas comunidades, na vida sacerdotal, de acompanhamento aos religiosos, leigos e leigas, ao seminário e especialmente ao povo de Deus. Fazendo parte das comemorações, após a missa foi servido almoço.
Fazendo memória da caminhada de Dom Eugênio Rixen
No Brasil há mais de 33 anos, Dom Eugênio Rixen exerceu o sacerdócio nas cidades paulistas de Araçatuba, em Promissão e na Diocese de Lins. Foi Reitor do Seminário Provincial e Instituto Teológico em Marilia e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Lins, (SP). Foi leito bispo auxiliar de Assis, (SP), em 1995 e, em 1998, foi nomeado bispo titular da Diocese de Goiás, após a renúncia de Dom Tomás Balduíno.
Como Bispo de Goiás mantem seu compromisso com as causas dos trabalhadores do campo, dos povos indígenas e dos migrantes. Merece destaque, também, sua luta na Pastoral da AIDS, com os dependentes químicos e pela preocupação com a Igreja que é voltada para o povo e não se fecha em si mesma. Destaca-se ainda, o seu trabalho frente ao Hospital São Pio X na cidade de Ceres do qual é Diretor Presidente e que procura fazer desta Santa Casa uma obra de Deus a serviço do povo.