Vinte de dezembro de 2015 (domingo) foi um dia de muita graça para a Diocese de Goiás e para a família do Diácono Salvador Antonio Nascimento dos Santos. Ele, que tem suas raízes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaraita, foi ordenado presbítero pelas mãos do bispo Dom Eugênio Rixen, bispo diocesano de Goiás, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Guaraita.
A Santa Missa foi concelebrada por diversos padres da Diocese de Goiás, bem como, de Santarém, Porto Velho e Curitiba. Além, de Diversos amigos e parentes estavam na assembleia, entre eles, sua mãe, seu pai e seu irmão.
Na homilia, Dom Eugênio recordou que: “Salvador foi marcado pelo espírito missionário. Fez missão em Santarém, Porto Velho e uma pós-graduação em missiologia em Curitiba, além de participar de muitas Santas Missões Populares”, disse o bispo.
Dom Eugênio ainda destacou que “Como padre, nossa vida não nos pertence mais, mas a Deus e ao povo. Salvador ajude-nos a manter este espírito missionário! ”
Devido a quantidade de pessoas que participaram da cerimônia a celebração foi campal. Muito emocionado, o agora Pe. Salvador, ressaltou a frase: agradeceu a todos que torceram e oraram por ele, e também a quem ajudou a proporcionar aquele momento, ressaltou. “Estou muito feliz. É um dia de muita graça, felicidade em ver tantas pessoas conhecidas que me ajudaram nesta caminhada. Agradeço ao dom que Deus me deu, à minha família que sempre me acompanhou, e a todos familiares e amigos”, concluiu.
Confira abaixo a integra da homilia de Dom Eugênio Rixen, por ocasião da ordenação Presbiteral do Diácono Salvador Antonio Nascimento dos Santos.
HOMILIA DO 4º DOMINGO DO ADVENTO
1. O “sim” e a missão
Depois do “sim” de Maria a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor” e a resposta: “Para Deus nada é impossível!”, Maria foi ao encontro da sua prima Isabel, mulher de idade, grávida de João Batista.
Isabel disse: “Bendito és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” e “Bem-aventurada aquela que acreditou porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Maria partiu em missão, foi levar Jesus a Isabel.
Salvador foi marcado pelo espírito missionário. Fez missão em Santarém, Porto Velho e uma pós-graduação em missiologia em Curitiba, além de participar de muitas Santas Missões Populares. O papa Francisco nos pede para sermos uma Igreja missionária, irmos às periferias geográficas e existenciais. Como padre, nossa vida não nos pertence mais, mas a Deus e ao povo.
Salvador ajude-nos a manter este espírito missionário!
2. “Seja feita a tua vontade!”
Na carta aos hebreus, o autor escreve: “Tu não quiseste, nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado”
De fato, na época, o povo oferecia animais para pedir favores a Deus. Deus queria muito mais que isso. Por isso o texto continua: “Eis-me aqui! Eu vim para fazer tua vontade!”
Celebrar a eucaristia não é em primeiro lugar praticar ritos, mas participar do mistério pascal – paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Celebrar a eucaristia – principalmente o presente da celebração – é fazer da própria vida uma páscoa: morrer com Jesus para ressuscitar com ele. Identificar sua vontade com a vontade de Jesus. Dizer como Paulo: “não sou mais eu que vive, é Cristo que vive em mim”.
Salvador, você vai agora celebrar a eucaristia com o povo. Que a sua vida seja eucaristia! Que a Palavra de Deus e a comunhão no corpo e no sangue de Jesus faça de ti outro Cristo, identificando-se com a sua vontade. Que a sua primeira eucaristia seja celebrada com a mesma intensidade que a última!
3. A serviço na misericórdia
Neste ano celebramos o Ano da Misericórdia. A exemplo de Jesus, seja misericordioso, “Seja misericordioso, como o vosso Pai é misericordioso”.
Misericórdia significa ter o coração junto ao miserável, aos sofridos, aos abandonados! O coração de Deus está perto dos humildes.
Salvador, como padre tenha um coração misericordioso. Faça dos pobres, dos sofridos seus preferidos. Através do sacramento da reconciliação, você pode manifestar a misericórdia, a bondade e a ternura de Deus. A confissão não é o sacramento do medo de Deus, mas da paz e da alegria.
Nunca se esqueça de que só pode exercer bem este sacramento da misericórdia quem a pratica com frequência.
4. Padre: homem da coordenação e da missão
O profeta Miquéias dizia na primeira leitura, falando do Messias que virá: “Ele apascentará com a força do Senhor! Os homens viverão em paz, pois ele mesmo é a paz!”
Salvador seja um bom pastor para o seu povo! O homem que cuida do seu rebanho, que sara as ovelhas feridas, que vai atrás das ovelhas perdidas, que afasta os lobos da comunidade, que leva o rebanho para águas refrescantes e para mesas fartas.
Salvador, seja um homem de paz, de humildade e de diálogo. Encontre no presbitério a sua nova família!