InícioNotíciasIgreja DiocesanaContinuidade do Projeto de Alternativas à Violência (PAV) por uma cultura de...

Continuidade do Projeto de Alternativas à Violência (PAV) por uma cultura de paz e do bem viver

“Se queres a paz, educa para a paz”

Em consonância com o propósito da Campanha da Fraternidade 2018, reforçado pela CF 2019, continuam as ações do “Projeto Alternativas à Violência (PAV): por uma cultura de paz e do bem viver”, cujo objetivo é o de fortalecer a pastoral da educação da Diocese através da capacitação de educadores para o protagonismo de ações voltadas à superação das violências, resolução dialogada dos conflitos e no empenho coletivo em prol da cultura de paz. Em Itapuranga e em Goiás, escolhidos pela assessoria diocesana pra serem os núcleos iniciais do trabalho, foram realizadas todas as modalidades das oficinas do PAV resultando na capacitação de facilitadores, que, desde o início deste ano, vem desenvolvendo inúmeras atividades para dar seguimento ao processo.

Nesse início de maio, novas oficinas foram realizadas em Itapuranga. Na sexta, dia 03 de maio, foi realizada uma oficina de sensibilização do PAV com mulheres rurais, uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em consonância com a Coordenação do PAV. Nos dias 03, 04 e 05 de maio foi desenvolvida mais uma oficina básica do projeto, de 20 horas, envolvendo lideranças com diferentes formações acadêmicas, profissionais e pertencimentos organizacionais e eclesiais, garantindo a ecumenicidade do PAV. As oficinas são desenvolvidas com a participação dos facilitadores de Itapuranga com o apoio da ECOPAZ, que vem coordenando e assessorando o processo.

Alguns Depoimentos dos participantes:

“Percebo que o curso nos oferece formas e possibilidades de solucionar os conflitos pela paz” (Alessandra, enfermeira e liderança da Assembléia de Deus).

“Quero compartilhar da minha alegria por participar desta oficina que mexeu enormemente comigo, bem onde precisava. Obrigada pelos sorrisos, abraços, chamegos, carinho e, sobretudo, pelo Caminho. Adorei os olhares, carinhos e principalmente, a semente do poder transformador plantada em mim” (profª Sonia, Coordenadora Regional de Educação em Itapuranga).

“Meu olhar é de contentamento e ao mesmo tempo de desejo pela continuidade. Valeu muito a pena, pois cada partilha e cada momento serviram para preencher algo que faltava em mim” (Marisa, acadêmica de biologia).

“Ao confirmar a Palavra do Mestre ‘Felizes os que promovem a Paz’, venho dar Graças pela oportunidade de partilhar nossos dons, enquanto Facilitadores do PAV. Capacitar e empoderar lideranças de Itapuranga e região na resolução de conflitos! Eis nossa missão em tempos de tantas angústias e incertezas. Seguimos buscando o Reino do Pai e Sua Justiça”. (Roberto Heming, facilitador do PAV, ECOPAZ)

Como desdobramento deste trabalho, estão previstas e sendo planejadas  novas atividades, oficinas e encontros. Em 2019, pretende-se expandir o projeto pra outros núcleos da Diocese.

Silvio Antônio Bedin

Coordenador

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

MEB celebra Dia dos Educadores com encontro em Brasília

spot_imgspot_img