Aconteceu no último domingo (13), às 9horas, a abertura da Porta Santa na Diocese. A Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Eugênio Rixen teve seu início na porta da Catedral Sant’Ana em seguida abriu a Porta Santa.
Este acontecimento se dá no início da vivência do Ano Santo na Diocese, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco. É um ano especial para que todos alcancem a Misericórdia Divina e recebam perdão pelas suas faltas e, atendidos requisitos, alcancem a graça da indulgência plenária.
O Papa Francisco, durante sua homilia na Basílica de São João de Latrão também neste mesmo dia, disse aos fiéis: “Abrimos a Porta Santa, aqui e em todas as catedrais do mundo. Também é um simples gesto e um convite à alegria. Começa o tempo do grande perdão. É o Jubileu da Misericórdia”.
O Jubileu, se estende até do dia 20 de novembro do próximo ano, é um tempo dedicado à remissão dos pecados e começou com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, algo que aconteceu no dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.
Em sua homilia, Dom Eugênio, destacou a atitude do pai na parábola do filho prodigo: “ quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. Assim deve ser nossa atitude sermos misericordiosos como o Pai”.
Estiveram presentes na santa cerimônia padres das diversas paróquias da diocese, religiosas e vários fieis da Cidade de Goiás e das paroquias que compõem a Diocese de Goiás.