Goiás, MARÇO de 2025.
“Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31)
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Com o coração repleto de esperança, expresso minha gratidão a todas as comunidades de nossa diocese pela comunhão e pela presença dos peregrinos na abertura do Ano Jubilar, celebrada no dia 22 de fevereiro. Foi uma celebração bela e significativa, momento de graça e unidade, manifestação da comunhão diocesana com a Igreja peregrina em todo o mundo. Sob o tema “Peregrinos de Esperança”, este Ano Jubilar nos convida a animar nossa caminhada eclesial, na certeza de que Deus caminha conosco e nos chama a uma vida plena em Seu amor.
Com o tempo da Quaresma, iniciamos o ciclo litúrgico da Páscoa, período de graça, no qual somos convidados a peregrinar com esperança rumo à vida em plenitude, preparando-nos para celebrar o mistério da paixão, morte, e ressurreição de Cristo. A mensagem do papa Francisco para a Quaresma deste ano, intitulada “Caminhemos juntos na esperança”, ressoa profundamente em nossos corações. O Santo Padre nos recorda que a peregrinação quaresmal é um chamado à conversão, à sinodalidade e à misericórdia, convidando-nos a sermos melhores viajantes rumo à casa do Pai. Ele nos lembra que caminhamos juntos, sustentados pela esperança da promessa de vida eterna.
Assumindo a Quaresma como tempo propício para renovar nossa adesão ao Evangelho do Crucificado-Ressuscitado, reconhecemos que nossos pecados pessoais, comunitários, eclesiais e sociais se contrapõem ao Reino de Amor. Por isso, somos chamados a intensificar o jejum, a caridade e a oração para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor com os corações renovados. Neste sentido, a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, nos impele a viver a fraternidade universal e a sermos guardiões da Criação. Como objetivo geral, a campanha da Fraternidade deseja “Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Texto-base, p. 7). O lema, inspirado em Gênesis 1,31, reconhece que, ao criar tudo com amor, “Deus viu que tudo era muito bom”. Participemos ativamente dessa campanha, cuidando de cada vida e de toda a Criação como sinais do amor de Deus.
Portanto, neste período quaresmal, convido todos a se unirem em oração, reflexão e ação. Rezemos, de modo especial, pela pronta recuperação do papa Francisco, para que o Espírito Santo ilumine os médicos e para que ele possa retomar sua valiosa missão. Caminhemos juntos na esperança, abrindo nossos corações à graça de Deus. Que a mensagem do papa Francisco e o espírito da Campanha da Fraternidade nos inspirem a viver uma Quaresma autêntica, preparando-nos para celebrar com alegria e gratidão, o triunfo de Cristo sobre a morte.
Que a Nossa Senhora Aparecida, consolo dos que sofrem e mãe da esperança, interceda por nós e nos acompanhe nessa peregrinação quaresmal!
Desejo-lhes uma Santa Quaresma! Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão!
+Dom Jeová Elias
Bispo de Goiás
CLIQUE AQUI E BAIXE A CARTA EM PDF