Goiás, maio de 2025.
Queridos irmãos e irmãs,
Paz e alegria do Ressuscitado!
No júbilo Pascal, renovamos a certeza da vitória de Jesus sobre a morte. Sua Ressurreição é fonte de esperança para nós, por lembrar que o amor de Deus é mais forte do que qualquer sofrimento ou adversidade. Neste mês em que honramos de modo especial Nossa Senhora, modelo de discípula missionária, e celebramos também o dia das mães, reconhecemos o dom da vida e do amor materno que refletem a ternura divina. Que a alegria pascal seja realidade em nossos corações e nos leve a testemunhar, com gestos concretos de fraternidade, a presença viva do Cristo ressuscitado no meio de nós.
Iniciamos o mês celebrando o Dia do Trabalhador. O trabalho é uma forma de continuar a obra da criação e meio de santificação pessoal e comunitária. No entanto, preocupa-nos o desemprego que afeta milhões de pessoas, especialmente os jovens. Além de políticas que gerem empregos, defendemos salários justos suficientes para sustentar dignamente uma família, e jornadas que respeitem a saúde do trabalhador e o direito à vida social. Em sintonia com a Doutrina Social da Igreja, desejamos uma economia mais humana e solidária, em que o trabalho não seja apenas um meio de subsistência, mas uma forma de realização humana e contribuição para construiu um mundo melhor.
Neste espírito pascal, celebremos o Domingo do Bom Pastor, no qual contemplamos o amor terno e zeloso de Jesus, que se entrega por suas ovelhas e conhece cada uma pelo nome. Que dá a vida por seu rebanho, mostrando-nos o caminho da verdadeira entrega e do serviço generoso. Nesse dia, renovemos nossa confiança naquele que é a porta para a vida em abundância e assumamos o compromisso de seguir seus passos, cuidando uns dos outros com o mesmo amor que Ele nos revela.
Na sua mensagem para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema “Peregrinos de esperança: o dom da vida”, escrita quando estava hospitalizado, o papa Francisco destaca que a vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, chamando cada pessoa a trilhar um caminho de amor e serviço. E cada vocação – seja laical, religiosa ou presbiteral – é sinal da esperança que Deus nutre pelo mundo e por cada um dos seus filhos, especialmente em tempos de crise de sentido e incerteza quanto ao futuro. O papa diz que “o mundo precisa de jovens peregrinos de esperança, corajosos em dedicar a sua vida a Cristo, cheios de alegria por serem seus discípulos-missionários”. Quem escuta a Deus, conforme Francisco, “não pode ignorar o grito de tantos irmãos e irmãs que se sentem excluídos, feridos e abandonados. Cada vocação abre para a missão de ser presença de Cristo onde mais se sente a necessidade de luz e consolação”. O papa exorta a não nos cansarmos de pedir ao Senhor novos operários para a sua messe. Peço que todos rezem, acompanhem e apoiem as vocações.
Acompanhamos comovidos as exéquias do papa Francisco, que fez sua passagem na segunda-feira da Oitava da Páscoa, dia 21 de abril de 2025, no Vaticano. A pedido dele, o momento foi marcado pela simplicidade, refletindo a coerência de todo o seu pontificado, que priorizou os mais queridos de Jesus: os pobres, convidando toda a Igreja a ser pobre com os pobres e a caminhar com os excluídos, testemunhando o rosto compassivo de Cristo. Enquanto a Sé Apostólica estiver vacante, peçamos que o Espírito Santo ilumine os cardeais na escolha do novo Sucessor de Pedro, elegendo um pastor fiel e corajoso, capaz de conduzir a Igreja com sabedoria, amor e simplicidade, na fidelidade ao Evangelho. “Que tudo concorra para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).
Por fim, manifesto meu carinho e gratidão a todas as mães, no dia em que as celebramos de modo especial. O amor, a dedicação e tantas outros valores que elas dispensam aos filhos comprovam o incomensurável amor materno que o Pai tem por nós. Que Maria, mãe e discípula de Jesus, interceda por todas as mães, e que Deus as recompense com abundantes graças e bênçãos!
Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão!
+Dom Jeová Elias
Bispo de Goiás
CLIQUE AQUI E BAIXE A CARTA EM PDF