InícioBispo DiocesanoCarta Mensal do bispoCarta Mensal do Bispo Diocesano de Goiás | Fevereiro de 2025

Carta Mensal do Bispo Diocesano de Goiás | Fevereiro de 2025

Goiás, Fevereiro de 2025.

 

“…a graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40)

Queridos amigos e queridas amigas,

Após o riquíssimo Tempo do Natal, e de descanso para muitos, com vigor e esperança renovados, retomamos as atividades.

Ao longo do mês de fevereiro, somos convidados a nos unir à Rede Mundial de Oração do Papa, acompanhando-o em suas preces e suas preocupações pela humanidade e pela missão da Igreja. Nossas orações são pelas vocações sacerdotal e religiosa: rezemos para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamado a seguir Jesus Cristo na vida sacerdotal e religiosa. Que possamos, através da oração e do testemunho, contribuir para a promoção de um mundo mais humano, fraterno e solidário.

Celebramos também a Festa da Apresentação do Senhor, quarenta dias após o Natal. Em cumprimento à Lei dos judeus, José e Maria apresentam Jesus ao Pai, que enviou seu Filho para anunciar a Boa Nova aos pobres. Nessa festa, São Lucas assegura que Jesus se encarnou plenamente na realidade do seu povo, especialmente dos empobrecidos, assumindo a caminhada como membro dessa comunidade. Inspirados por essa celebração, louvemos e agradeçamos a Deus pela vinda do seu amado Filho, cuja “graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40). De modo especial, neste Ano Jubilar, movidos pelo tema “Peregrinos de Esperança”, recordemos as palavras do papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a esperança” (EG, n. 86).

Outro evento marcante para nossa Igreja local será a abertura oficial do Ano Jubilar Ordinário na nossa diocese, no dia 22 de fevereiro de 2025. A celebração terá início às 16h30min, na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás. De lá, seguiremos em peregrinação até o Santuário do Rosário, com um momento de oração em frente à Catedral de Santana, nossa igreja-mãe e sede diocesana. Em seguida, continuaremos a peregrinação até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, onde celebraremos a Santa Missa. Convido a todos a se fazerem presentes na abertura do Ano Jubilar, dispostos a acolher as graças que o Senhor deseja derramar sobre nós. Será uma oportunidade de intensa comunhão em nossa diocese, manifestando publicamente que “A esperança não decepciona” (cf. Rm 5,5), e convidando todos os fiéis a uma renovação espiritual pessoal e comunitária.

A temática do Ano Jubilar lembra que somos “Peregrinos de esperança”. As peregrinações são elemento significativo do Jubileu, refletindo uma prática histórica da Igreja que promove o encontro com o Senhor. O papa Francisco enfatiza a importância de manter acesa a chama da esperança, permitindo que cada cristão olhe para o futuro com confiança. Ele convida-nos a sermos pessoas de esperança e a levarmos esperança aos que sofrem, especialmente aos pobres, marginalizados e aflitos. Como locais de peregrinação, além da nossa Catedral, após a conclusão da reforma, indicamos os Santuários Diocesanos de Nossa Senhora Aparecida, em Areias, e do Rosário, na cidade de Goiás. O Jubileu também será celebrado em âmbito regional e paroquial, com atenção especial aos pobres, em sintonia com a caminhada pastoral diocesana.

Que Santana, padroeira de nossa diocese, interceda por nós e nos ajude a viver este tempo jubilar com esperança e alegria. Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça, para que sejamos testemunhas autênticas do amor de Cristo no mundo.

Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão!

 

+Dom Jeová Elias

Bispo de Goiás


CLIQUE AQUI E BAIXE A CARTA EM PDF

Leia mais

Carta Mensal do Bispo Diocesano de Goiás | Março de 2025

spot_imgspot_img