Goiás, Abril de 2025.
“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24, 5)
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Neste mês concluímos o tempo da Quaresma e o nosso coração se encherá de alegria com a celebração da Páscoa, mistério central da nossa fé. É tempo de renovarmos e atualizarmos esse mistério, na caminhada de nossas comunidades e em nossa vida pessoal: Deus nos criou por amor, em Jesus nos salvou e concedeu-nos participar de sua vitória sobre a morte. Na Vigília Pascal, teremos a graça de renovar nossas promessas batismais e acolher na comunidade, de braços abertos, os irmãos e irmãs que receberão o sacramento do Batismo.
A pergunta dirigida às mulheres diante do túmulo vazio – “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24, 5) – inspira-nos a reconhecer os sinais de ressurreição presentes em nosso meio e em toda a criação, atualizando-se nas famílias que vivem o amor, nos jovens que cultivam a cultura da paz, nas mãos que cuidam da mãe Terra e em todos os corações que não desistem de amar, mesmo quando parece tão difícil.
Somos mensageiros de esperança, como as mulheres que correram para anunciar “aos onze e a todos os outros” (Lc 24,8) a ressurreição de Cristo, mesmo diante da incredulidade deles. A vitória de Jesus sobre a morte é a nossa garantia de que podemos ser peregrinos de esperança, animando-nos a levá-la às pessoas em que ela parece ausente: aos empobrecidos, oferecendo não apenas o alimento, mas dignidade; aos enfermos, sendo solidários e dispensando nosso cuidado e oração; aos explorados, sendo voz profética e às vítimas das catástrofes ambientais, estendendo-lhes as mãos em solidariedade.
Para concretizar esta esperança, muitas comunidades de nossa diocese se comprometeram com as ações propostas pela Campanha da Fraternidade, respondendo ao chamado para cuidar da nossa casa comum. A coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, é uma bonita forma de traduzir nossa fé em ação. Ao ofertar o fruto do nosso sacrifício quaresmal, apoiaremos projetos nacionais e diocesanos de preservação do meio ambiente e promoção da ecologia integral.
O evangelista Lucas encerra o capítulo sobre a ressurreição com Jesus prometendo enviar o Espírito Santo (cf. Lc 24,49). Assim, mostra-nos que a Páscoa é coroada em Pentecostes, onde somos encorajados a viver como discípulos missionários. Animados pelo Espírito, nos empenhemos para que nossos irmãos e irmãs vivam, desde já, a vida do Ressuscitado.
Que todos tenham uma abençoada Semana Santa, repleta da alegria e esperança que vêm do Ressuscitado! Recebam meu abraço fraterno, minhas orações e comunhão! Feliz Páscoa!
+Dom Jeová Elias
Bispo de Goiás
CLIQUE AQUI E BAIXE A CARTA EM PDF